Menu
Mundo

URGENTE: Rússia não está fazendo ‘esforços significativos’ em diálogos com a Ucrânia (Blinken)

Para secretário americano Moscou até agora não demonstrou nenhum “esforço significativo” na frente diplomática

Redação Jornal de Brasília

17/03/2022 16h29

Os Estados Unidos expressaram ceticismo nesta quinta-feira (17) sobre os diálogos em curso entre a Ucrânia e a Rússia para pôr fim à guerra, e disse que Moscou até agora não demonstrou nenhum “esforço significativo” na frente diplomática.

“Por um lado, cumprimentamos a Ucrânia por estar na mesa de negociações apesar de estar sob bombardeios a cada minuto do dia”, disse Blinken. “Ao mesmo tempo, não tenho visto nenhum esforço significativo por parte da Rússia para pôr fim, através da diplomacia, a esta guerra que está travando”, disse o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

Ataque russo deixa ao menos 27 mortos no leste da Ucrânia

Ao menos 27 pessoas morreram nesta quinta-feira (17) na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, em bombardeios russos, informaram autoridades locais.

“Militares russos começaram a disparar tiros de artilharia contra a cidade de Merefa, na região de Kharkiv, por volta das 03h30 locais desta quinta-feira” (22h30 de quarta, horário de Brasília). “Destruíram uma escola e um centro cultural, 21 pessoas morreram e 25 ficaram feridas, entre as quais 10 se encontram em estado grave”, informou o Ministério Público em sua conta no Facebook.

Pelo menos outras seis pessoas morreram pelo lançamento de bombas de fragmentação em um povoado situado 50 km ao norte da cidade de Kharkiv, Kozacha Lopan, publicou no Facebook o prefeito da cidade vizinha de Derguatchi, Vyatcheslav Zadorenko.

“Os ocupantes bombardearam a estação, lojas, farmácias e outros edifícios civis no centro do povoado”, disse, destacando que a infraestrutura militar não tinha sido danificada.

Segundo o MP regional, que publicou duas fotos de prédios danificados pelas explosões em Merefa, a retirada dos escombros já tinha começado.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado