Menu
Mundo

URGENTE: Biden confirma ajuda militar adicional à Ucrânia de USD 1 bilhão

“A pedido” do presidente Zelensky, “estamos ajudando a Ucrânia a adquirir sistemas de defesa antiaérea adicionais e de longo alcance”

Redação Jornal de Brasília

16/03/2022 15h09

Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta quarta-feira (16) uma ajuda militar adicional de 800 milhões de dólares à Ucrânia, marcando um pacote “sem precedentes” de 1 bilhão de dólares em uma semana para ajudar os militares ucranianos contra a invasão russa.

“A pedido” do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, “estamos ajudando a Ucrânia a adquirir sistemas de defesa antiaérea adicionais e de longo alcance”, disse, especificando que a ajuda incluirá drones.

Teatro usado como abrigo por centenas de civis é atingido por ataque russo em Mariupol (prefeitura)

Um teatro utilizado como abrigo por “centenas de civis” foi fortemente danificado por um ataque aéreo russo em Mariupol, anunciou nesta quarta-feira (16) a prefeitura desta cidade sitiada do sudeste da Ucrânia.

“O avião jogou uma bomba no prédio onde centenas de civis estão abrigados. É impossível estabelecer o balanço de vítimas neste momento, porque os bombardeios continuam”, escreveu a prefeitura no Telegram ao postar uma foto do teatro parcialmente destruído.

Ataques

Ataques russos contra civis que fugiam de Mariupol, deixaram “mortos” e feridos, incluindo uma criança gravemente ferida, anunciou o Exército ucraniano.

Um comboio de civis que saiu de Mariupol para Zaporizhzhia foi alvo de vários foguetes Grad por volta das 15h30 (10h30 de Brasília), informou o Exército no Telegram, postando uma foto de uma criança ferida e ensanguentada.

“De acordo com uma avaliação inicial, há mortos”, acrescentou.

Após uma série de fracassos, por falta de um cessar-fogo russo-ucraniano, as evacuações se aceleraram em Mariupol, enquanto neste porto estratégico os habitantes carecem de água e comida.

Um bombardeio russo na semana passada a uma maternidade nesta cidade provocou clamor internacional.

O corredor humanitário usado por comboios de veículos liga Mariupol a Zaporizhzhia mais ao norte, via Berdiansk, cerca de 270 km por estrada.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado