Menu
Mundo

URGENTE: Biden anuncia sanções que vão interromper financiamento ocidental à Rússia

“Estamos implementando sanções sobre a dívida soberana russa. Isto significa que interrompemos o financiamento ocidental a Rússia”, disse Biden

Redação Jornal de Brasília

22/02/2022 17h08

O presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) o que ele chamou de “primeira parcela” de sanções contra a Rússia, incluindo passos para interromper o financiamento ao país, ao afirmar que Moscou iniciou uma invasão da Ucrânia.

“Estamos implementando sanções sobre a dívida soberana russa. Isto significa que interrompemos o financiamento ocidental ao governo da Rússia”, disse Biden.

As medidas também terão como alvo instituições financeiras e “elites” russas, disse Biden.

O presidente dos EUA, Joe Biden disse também que os Estados Unidos continuarão a fornecer armas “defensivas” à Ucrânia contra uma invasão russa e enviarão mais tropas dos EUA para reforçar os aliados da Otan na Europa Oriental.

“Autorizei movimentos adicionais de forças e equipamentos dos EUA, já mobilizados na Europa, para fortalecer nossos aliados do Báltico, Estônia, Letônia e Lituânia”, disse Biden.

“Deixe-me ser claro, estes são movimentos totalmente defensivos de nossa parte.”

Ainda de acordo com o presidente americano, há tempo para evitar o “pior cenário” de uma grande e sangrenta invasão russa da Ucrânia por meio da diplomacia.

“Não há dúvida de que a Rússia é o agressor, então estamos atentos aos desafios que enfrentamos”, disse Biden em um discurso nacional da Casa Branca.

“No entanto, ainda há tempo para evitar o pior cenário que trará um sofrimento incalculável a milhões de pessoas se agirem como sugeriram”.

Invasão

“Este é o começo de uma invasão russa da Ucrânia”, disse o presidente americano, referindo-se aos planos declarados do presidente russo, Vladimir Putin, de enviar tropas para a região de Donbass.

“Ele está criando um argumento para tomar mais território à força”, disse Biden em pronunciamento na Casa Branca.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado