Menu
Mundo

Ucrânia: rebelião é primeiro estágio do desmantelamento de Putin, diz secretário de Defesa

“Prigozhin é apenas parte do grupo e parte do plano, a ponta do iceberg do processo de desestabilização”, escreveu

Redação Jornal de Brasília

25/06/2023 13h14

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou que a rebelião do grupo mercenário Wagner, liderada por Yevgeny Prigozhin, na Rússia, é “o primeiro estágio do desmantelamento do sistema de Putin”.

“Prigozhin é apenas parte do grupo e parte do plano, a ponta do iceberg do processo de desestabilização”, escreveu Danilov em sua conta no Twitter. “Na Rússia, formou-se um grupo de pessoas insatisfeitas – forças de segurança, funcionários e capital oligárquico, que consideram as ações de Putin mortais para seus próprios interesses e existência, uma ameaça à Rússia”, acrescentou.

Para o secretário, a marcha do grupo mercenário sobre a cidade de Rostv foi uma demonstração de seriedade dessas intenções, das oportunidades existentes “e da criação de condições para o início do processo de trânsito do poder, voluntário ou forçado”.

No comunicado, Danilov ainda disse que a única maneira para Putin se salvar seria por meio do “expurgo total do bloco de poder” e uma punição demonstrativa de Prigozhin, com a introdução da lei marcial no país e a implantação de repressão em massa. “É uma grande questão se a máquina punitiva zolotov-bortnikov referência aos nomes de dois oficiais de segurança da Rússia, focada em espancar hipsters, mulheres e adolescentes, é capaz de cumprir essas funções”, disse

“O regime de Putin foi apunhalado pelas costas, se não um golpe instantaneamente mortal, mas certamente inevitável, embora atrasado no tempo”, acrescentou.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado