Menu
Mundo

Tesouro dos EUA impõe sanções a mais entidades e autoridades da Rússia

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos adicionou mais autoridades da Rússia a sua lista de indivíduos sob sanções

Redação Jornal de Brasília

30/09/2022 12h28

Foto: Roberto Schmidt/ AFP

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos adicionou mais autoridades da Rússia a sua lista de indivíduos sob sanções nesta sexta-feira (30). Entre elas, está a presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina. A primeira-vice-presidente do BC russo, Olga Skorobogatova, também foi incluída nas sanções

A ação ocorre pouco tempo depois do Kremlin oficializar a anexação de quatro províncias no leste da Ucrânia, após assinatura de documentos pelo presidente Vladimir Putin. Referendos realizados nas regiões ucranianas deram ao governo russo base legal para realizar as anexações, na visão do Kremlin, embora diversos órgãos multilaterais e autoridades da diplomacia internacional ressaltem a ilegalidade do processo.

Entre eles, o presidente dos EUA, Joe Biden, condenou a anexação e afirmou que ela viola leis internacionais e a Carta das Nações Unidas. “Essas ações não têm legitimidade. Insto todos os membros da comunidade internacional a rejeitarem as tentativas ilegais da Rússia de anexação e ficarem ao lado do povo da Ucrânia o tempo que for necessário”, acrescentou o mandatário, em comunicado divulgado há pouco pela Casa Branca.

Segundo comunicado do Tesouro americano, as medidas têm como objetivo punir pessoas que “apoiam o setor de Defesa” russo. “Não vamos assistir enquanto Putin fraudulentamente tenta anexar partes da Ucrânia. O Departamento do Tesouro e o governo dos EUA estão tomando medidas abrangentes hoje para enfraquecer ainda mais o já degradado complexo industrial militar da Rússia e minar sua capacidade de travar sua guerra ilegal”, disse a secretária Janet Yellen.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado