Fortes ventos de até 264 km/h provocaram nesta quinta-feira (8) na Escócia o fechamento de centenas de colégios, enquanto o país mantém o status de alerta vermelho.
O temporal, um dos piores da última década, deixou 30 mil casas sem eletricidade devido à queda de árvores sobre os cabos.
Um porta-voz do escritório de meteorologia explicou hoje que a decisão de elevar o nível de alerta para vermelho, o mais alto de todos, não foi tomada superficialmente, e recomendou aos cidadãos que o levem a sério e tomem “as ações apropriadas.
A Polícia escocesa pediu que a população não se desloque de carro pelo centro do país. Além disso, o tráfego foi afetado pelo fechamento de pontes e estradas enquanto universidades, edifícios públicos, parques em toda a região fecharam suas portas.
No caso dos aeroportos, os de Edimburgo e Glasgow cancelaram nesta quinta um total de 17 voos.
O Governo escocês anunciou que esperava condições climatológicas “bastante excepcionais” e “perigosas” no oeste, centro e sul da Escócia a partir das 11h (de Brasília).
Outras partes do Reino Unido, como o norte e centro da Inglaterra e a Irlanda do Norte, também foram afetadas por fortes ventos e pela chuva e a previsão meteorológica alerta que a situação pode piorar nas próximas horas com a chegada de nevascas.