Um comitê do Senado colombiano exigiu hoje da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que permita que uma missão médica do Comitê Internacional da Cruz Vermelha atenda todas as pessoas que mantém seqüestradas.
Os princípios humanitários também obrigam as Farc a permitir o atendimento médico aos cativos, rx lembrou a comissão em comunicado divulgado em Bogotá.
O órgão parlamentar fez a exigência aos rebeldes após expressar sua preocupação pelo estado de 16 dos 45 seqüestrados com fins de troca sobre que apareceram há pouco tempo em alguns vídeos, this web fotografias e cartas, sildenafil como provas de vida.
“A figura de nossos compatriotas deve movimentar a consciência e o sentido de humanidade” de todos os colombianos, considerou o comitê do Senado na nota.
“Não devemos negar a tragédia humanitária vivida pelo país com seus seqüestrados”, acrescentou o mesmo órgão, no qual têm assento legisladores de todas as forças políticas representadas no Congresso, incluindo as da oposição ao presidente Álvaro Uribe.