Menu
Mundo

Segunda pessoa mais velha do mundo morre aos 116 anos

Juniewicz nasceu em 1906 em Krupsko, um vilarejo na região de Lviv (atualmente na Ucrânia), que na época era parte do Império Austro-húngaro

Redação Jornal de Brasília

19/08/2022 15h47

Foto: Reprodução / Youtube

A polonesa Tekla Juniewicz, a segunda pessoa mais velha do mundo, morreu nesta sexta-feira(19) aos 116 anos, informou seu neto à rede de televisão TVN24, na Polônia.

Juniewicz nasceu em 1906 em Krupsko, um vilarejo na região de Lviv (atualmente na Ucrânia), que na época era parte do Império Austro-húngaro.

Quando a Polônia se tornou independente em 1918, Juniewicz tinha 12 anos. Até o início da Segunda Guerra Mundial, viveu com seu marido em sua terra natal, anexada à Polônia no período entreguerras.

Após a anexação da região de Lviv pela União Soviética em 1945, a família fugiu para o sudoeste da Polônia.

“Tekla Juniewicz era independente até os 103 anos (…), gostava de filmes, programas de história, jogos de cartas (…), leitura, companhia de outras pessoas e viagens”, lembra em comunicado o município de Gliwice (sudoeste), onde Juniewicz viveu desde 1945.

Juniewicz tinha cinco netos, quatro bisnetos e quatro tataranetos. Sua filha mais nova, de 93 anos, ainda está viva.

Lucille Randon, uma francesa de 118 anos, continua sendo a pessoa mais velha do mundo depois que o japonês Kane Tanaka morreu em 19 de abril aos 119 anos, de acordo com a lista do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) das pessoas mais velhas do mundo.

Segundo o GRG, a segunda pessoa mais velha do mundo é Maria Branyas Morera, uma latino-americana de 115 anos.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado