Menu
Mundo

Rússia pode invadir Ucrânia ‘a qualquer momento’, diz Blinken

Referindo-se a hipóteses sobre o desejo da Rússia de esperar que as Olimpíadas de inverno termine para não ofuscar seu aliado, a China

Redação Jornal de Brasília

11/02/2022 7h45

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (11) que a Rússia continua enviando tropas para sua fronteira com a Ucrânia e advertiu que a invasão pode começar “a qualquer momento”, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno que acontecem na China. 

“A invasão pode acontecer a qualquer momento e, sejamos claros, pode ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos”, afirmou, referindo-se a hipóteses lançadas sobre o desejo da Rússia de esperar que esse importante evento esportivo termine para não ofuscar seu aliado, a China.

‘Difícil’ negociação europeia a quatro partes sobre Ucrânia recomeça em março

Os representantes de Alemanha, Rússia, Ucrânia e França concordaram em voltar a se reunir em março para tratar da crise ucraniana, após um primeiro encontro com discussões “difíceis” – anunciou o governo alemão nesta sexta-feira (11).

Seus delegados se reuniram ontem, em Berlim, por cerca de nove horas e meia.

Desde 2014, estes quatro países formam um grupo de diálogo conhecido como o formato da “Normandia”, dedicado ao processo de paz no leste da Ucrânia. 

“Estas discussões foram difíceis e permitiram destacar as diferentes posições e as diferentes opções para uma solução”, disseram fontes da diplomacia de Alemanha e França.

Este encontro aconteceu em meio às crescentes tensões com a Rússia, acusada por países ocidentais de instalar tropas na fronteira com a Ucrânia, visando a uma nova operação contra o país vizinho. 

A Rússia nega essas acusações e garante que está apenas buscando garantias para sua segurança e para impedir que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) continue se expandindo em direção às suas fronteiras.

Esse formato de mediação entre Rússia e Ucrânia administrado por Alemanha e França levou aos acordos de Minsk de 2015. Kiev e Moscou se acusam mutuamente de violar o pacto.

Após uma pausa de vários meses, o diálogo entre estes países foi relançado em Paris no final de janeiro, no âmbito dos esforços diplomáticos para conseguir uma desescalada da crise na Ucrânia.

Os quatro países vão-se reunir em março, após um encontro entre Rússia, Ucrânia e a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), instância conhecida como Grupo de Contato Trilateral.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado