Menu
Mundo

Pesquisa revela pessimismo entre os europeus sobre a vitória da Ucrânia

Geograficamente, os habitantes da Polônia, Suécia e Portugal são os mais otimistas, embora com escasso 17% que acreditam na vitória ucraniana

Redação Jornal de Brasília

21/02/2024 11h23

Foto: Oleksandr GIMANOV / AFP

Apenas 10% dos europeus acreditam que a Ucrânia é capaz de derrotar militarmente a Rússia, revelou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira(21), poucos dias antes do segundo aniversário do início deste conflito armado.

Uma pesquisa do centro de estudos políticos Conselho Europeu de Relações Exteriores, realizada em janeiro em 12 países da União Europeia (UE), mostrou que cerca de 20% dos entrevistados acreditam que a Rússia pode vencer, e cerca de 37% pensam que o conflito terminará em acordo entre os dois países.

Geograficamente, os habitantes da Polônia, Suécia e Portugal são os mais otimistas, embora com escasso 17% que acreditam na vitória ucraniana.

No outro extremo, húngaros (4%) e gregos (2%) são os mais pessimistas sobre as possibilidades de uma vitória militar ucraniana. Cerca de 31% dos húngaros e 30% dos gregos indicaram uma vitória militar russa.

Simultaneamente, 31% dos entrevistados disseram ser a favor da ajuda dos países europeus para que a Ucrânia recuperasse os territórios perdidos, e 41% defenderam que a Europa deve instar os ucranianos a negociar um acordo de paz.

A pesquisa também analisou cenários sobre o futuro do apoio dos Estados Unidos à Ucrânia. Ante a consulta sobre a possibilidade de que um futuro presidente americano corte a ajuda à Ucrânia, 20% dos entrevistados opinaram que a Europa deveria aumentar sua ajuda, e 21% disseram que deveria permanecer como está.

Para 33%, no entanto, a Europa deveria seguir o exemplo dos Estados Unidos e pressionar a Ucrânia para chegar a um acordo com a Rússia.

© Agência France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado