Menu
Mundo

Parlamento do Reino Unido impede delegação da China de visitar caixão da rainha

Uma delegação ligada ao regime da China foi impedida de entrar no Palácio de Westminster, onde está o caixão da rainha Elizabeth 2ª

FolhaPress

16/09/2022 9h58

Uma delegação ligada ao regime da China foi impedida de entrar no Palácio de Westminster, onde está o caixão da rainha Elizabeth 2ª, após decisão do presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, o trabalhista Lindsay Hoyle, segundo reportagem do portal Politico publicada nesta quinta (15).

A decisão estaria relacionada a sanções anteriormente impostas por Pequim a políticos britânicos críticos ao tratamento despendido a minorias muçulmanas na região chinesa de Xinjiang.

No ano passado, o embaixador chinês Zheng Zeguang chegou a ser impedido de entrar no Parlamento britânico pela mesma razão.

Lideranças de todo o mundo foram convidadas a participar do funeral da rainha, incluindo o líder chinês, Xi Jinping. Ele, porém, não deve comparecer. A mais alta autoridade de Pequim que provavelmente será enviada é o vice-líder Wang Qishan, segundo o jornal honconguês South China Morning Post. Ele chegaria a Londres no domingo (18).

Wang assinou um livro de condolências pela rainha na embaixada britânica em Pequim nesta semana e realizou um minuto de silêncio em homenagem à soberana, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado