Menu
Mundo

Países da UE acordam iniciar diálogos de adesão com a Bósnia

“Parabéns! Seu lugar é em nossa família europeia. A decisão de hoje é um passo-chave em seu caminho para a UE”, publicou Michel

Redação Jornal de Brasília

21/03/2024 18h43

Os líderes dos países da UE concordaram, nesta quinta-feira (21), em Bruxelas, em iniciar as negociações de adesão da Bósnia e Herzegovina ao bloco, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

“Parabéns! Seu lugar é em nossa família europeia. A decisão de hoje é um passo-chave em seu caminho para a UE”, publicou Michel em uma mensagem na rede social X.

O processo de adesão à UE normalmente leva vários anos, durante os quais o país candidato implementa reformas. Alguns casos duraram mais de uma década.

A Turquia iniciou as negociações formais de adesão em 2005 e a situação continua paralisada. A Albânia foi reconhecida como país candidato em 2003 e iniciou as negociações formais em 2009, que ainda não foram concluídas.

Dois vizinhos da Bósnia, Montenegro e Macedônia do Norte, também aguardam na fila para iniciar essas negociações, com crescente impaciência.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado