Menu
Mundo

OMS avalia considerar varíola dos macacos “emergência global”

Dos 39 países onde o vírus foi identificado, 32 deles nunca haviam tido casos da doença, já que, antes de maio deste ano, ela se restringia à África

Redação Jornal de Brasília

14/06/2022 17h23

Foto: Agência Brasil

O diretor-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, nesta terça-feira (14), estar avaliando considerar a varíola dos macacos uma “emergência global”. Atualmente, a organização já confirmou mais de 1,6 mil casos da doença e mais 1,5 mil são considerados suspeitos em 39 países.

Tedros informou ter convocado o comitê de emergência da entidade para discutir o recente aumento no número de infecções. A reunião deve ocorrer ainda neste mês, no dia 23.

A declaração estudada é o nível mais alto de alerta que a organização pode impor. Ainda que sem consequências práticas, ela alerta os países para a doença que é “grave, repentina, incomum e inesperada”.

Dos 39 países onde o vírus foi identificado, 32 deles nunca haviam tido casos da doença, já que, antes de maio deste ano, ela se restringia a países africanos. Nesses países, também não houve casos de mortes, ao contrário dos locais que a varíola é endêmica.

A OMS ainda deve discutir nessa reunião a troca do nome da doença. Os cientistas pedem que a denominação seja “não discriminatória” e “não estigmatizante”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado