Menu
Mundo

No Reino Unido, 55% dos parlamentares conservadores querem renúncia de Liz Truss

A maioria dos parlamentares do Partido Conservador britânico quer a renúncia imediata da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss

Redação Jornal de Brasília

18/10/2022 11h23

Foto: Divulgação

Em meio ao caos político gerado por controversos planos fiscais, a maioria dos parlamentares do Partido Conservador britânico quer a renúncia imediata da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, segundo pesquisa do instituto YouGov.

Publicado nesta terça-feira, 18, o levantamento mostra que 55% dos membros do partido governista desejam a saída de Truss, cujo governo reverteu na segunda-feira, 17, quase todas as propostas de cortes de impostos que causaram grave turbulência nos mercados financeiros britânicos desde que foram reveladas, no mês passado.

Já 38% dos colegas de partido preferem que Truss permaneça no cargo, que assumiu há apenas seis semanas. Em entrevista à BBC, a premiê pediu desculpas pelos erros que cometeu, mas afirmou que pretende liderar os conservadores na próxima eleição geral britânica.

Outra pesquisa do YouGov mostra que 55% dos parlamentares conservadores votariam hoje no rival de Truss para o cargo de primeiro-ministro, o ex-ministro de Finanças Rishi Sunak. Apenas 25% apoiariam a atual premiê.

No começo de setembro, Truss foi eleita primeira-ministra com mais de 81 mil votos de eleitores conservadores, ante cerca de 60 mil votos para Sunak, que comandou as finanças do Reino Unido no governo de Boris Johnson.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado