Menu
Mundo

Na Ucrânia, equipe da AIEA se dirige para usina nuclear ocupada pela Rússia

Inspetores da AIEA deixaram Kiev e se dirigem para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por forças russas

Redação Jornal de Brasília

31/08/2022 12h39

Foto: Divulgação

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deixaram Kiev e se dirigem nesta quarta-feira, 31, para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por forças russas, com a promessa de estabelecer uma missão permanente no local.

O diretor-geral da agência Rafael Grossi disse que a delegação finalmente se mudou depois de receber garantias explícitas de segurança da Rússia e da Ucrânia. “Após seis meses de esforços árduos, a AIEA está se mudando para a usina nuclear de Zaporizhzhia”, afirmou Grossi, que confirmou que uma missão permanente na usina é “exatamente” o plano da agência.

As forças russas ocuparam a usina, a maior da Europa, e posicionaram seus equipamentos militares, enquanto trabalhadores ucranianos continuam a operá-la, efetivamente sob a mira de armas, segundo autoridades ucranianas.

A missão da AIEA, que avaliará danos, verificará os sistemas de segurança e proteção e avaliará as condições do pessoal, é a mais importante desde sua operação em Chernobyl em 1986, após um acidente catastrófico que expeliu poeira radioativa em toda a Europa.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado