Menu
Mundo

Mudanças climáticas prejudicam a camada de ozônio

Além disso, a agência citou o progresso alcançado com o Protocolo de Montreal, que deve ser exemplo para solucionar desafios ambientais

Camila Bairros

01/07/2023 10h02

Foto: Nasa

Em relatório publicado na última quinta-feira (29), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou para o atraso da recuperação da camada de ozônio, causado principalmente pelas mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo.

Além disso, a agência citou o progresso alcançado com o Protocolo de Montreal, que deve ser exemplo para solucionar desafios ambientais globais. Com ele, a produção e o consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio foi diminuída em até 99%.

O documento destaca a importância de medições contínuas de alta qualidade para garantir que mudanças de longo prazo na camada de ozônio sejam avaliadas e as causas compreendidas.

De acordo com a OMM, a camada de ozônio está se recuperando lentamente, e a expectativa é de que ela seja totalmente restabelecida nas próximas décadas. Essa camada protege a Terra da radiação ultravioleta solar, que é prejudicial para a nossa pele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado