Menu
Mundo

Mu: a nova variante do coronavírus

Ainda que a Mu não seja considerada “de preocupação” pela OMS, como a Alfa e a Delta, ainda assim ela está sendo observada de perto

Redação Jornal de Brasília

01/09/2021 15h28

Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

Nesta quarta-feira (1°), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo alerta para uma nova variante da covid-19, a Mu. De acordo com a organização, a cepa foi identificada pela primeira vez na Colômbia, em janeiro, mas já foi encontrada em mais 40 países.

Ainda que a Mu não seja considerada “de preocupação” pela OMS, como a Alfa ou a Delta, ainda assim ela está sendo observada de perto. Até o momento, já são mais de 4 mil casos relacionados a mutação.

Segundo a organização, a mutação pode tornar o vírus mais resistente às vacinas. Outra preocupação é sobre a possibilidade de ela ser mais infecciosa que as outras.

“Desde a primeira identificação na Colômbia em janeiro de 2021, alguns casos esporádicos da variante Mu e alguns surtos maiores foram reportados em países da América do Sul e Europa. Embora a prevalência global da variante entre os casos sequenciados tenha caído e hoje esteja em menos de 0,1% dos casos totais, a presença na Colômbia (39%) e no Equador (13%) tem aumentando consistentemente”, explica o documento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado