Knut, for sale o urso polar mais famoso do mundo, viagra comemorou hoje seu primeiro aniversário com uma saborosa torta à base de arroz, sales verduras e frutas, que devorou diante de dezenas de câmeras fotográficas e de televisão no zoológico de Berlim.
“Como está um pouco acima do peso (110 kg), optamos por uma torta simples”, explicou o diretor do zôo, Bernhard Blaskewitz, ao público, aos cinegrafistas e aos repórteres que cercaram o local onde Knut vive com praticamente o mesmo interesse de quando foi apresentado “à sociedade”, em março deste ano.
Knut só se preocupou em comer toda a torta feita especialmente para a ocasião e não deu muita importância às milhares de cartas e bandeirinhas levadas por seus fãs.
O interesse por Knut superou amplamente todas as expectativas do zôo, que nos últimos meses recebeu 2 milhões de visitantes que esperavam conhecer a estrela do parque.
A “febre” por Knut começou em 23 de março, quando foi apresentado ao público, mas o interesse pelo animal já tinha nascido muito antes, no dia em que o zoológico divulgou que um filhote de urso polar tinha sobrevivido pela primeira vez nos 160 anos de história do parque, apesar de ser rejeitado pela mãe.
Seu nascimento, a entrega total de seu cuidador, Thomas Dörflein, que nos três meses de vida de Knut viveu junto ao ursinho, e o fato de a espécie estar em extinção foram os principais ingredientes do sucesso midiático.
O ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, apadrinhou Knut, que será um dos mascotes da conferência internacional sobre proteção de espécies de maio de 2008, em Bonn.
Depois do encontro, o zôo tomará uma decisão em relação ao futuro lar do urso, mas, segundo o zoólogo responsável do parque, Reiner Klöss, tudo indica que deverá sair de Berlim.
Klöss explicou hoje que a capital alemã já conta com duas famílias de ursos e “custaria muito dinheiro ao contribuinte” construir um terceiro recinto para Knut e sua futura companheira.