Menu
Mundo

Japão quer propor ao G7 ‘novas ideias’ para reforçar sanções contra Rússia

Ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou que planeja apresentar aos países do G7 uma série de “novas ideias” para sanções contra a Rússia

Redação Jornal de Brasília

24/02/2023 15h35

Foto: AFP/Divulgação

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou nesta sexta-feira, 24, que planeja apresentar aos países do G7 uma série de “novas ideias” para sanções contra a Rússia, por causa da guerra na Ucrânia. Kishida preside hoje uma reunião online de cúpula do G7, para marcar um ano do início da invasão russa.

Kishida é o presidente do G7 neste ano. Em entrevista coletiva, ele disse que planeja telefonar para outros países para interromper o apoio militar à Rússia.

O premiê japonês falou horas antes da teleconferência com os líderes do G7 e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. No encontro, o grupo discute o quadro recente na guerra e reafirmar a solidariedade à Ucrânia, afirmou Kishida, sem dar detalhes sobre as novas ideias para sanções contra Moscou.

Ainda segundo ele, há crescente preocupação com a potencial transferência de armas letais da China para a Rússia. O G7 deve enviar uma “mensagem clara” a terceiros países para interromper o envio de armas à Rússia, acrescentou.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado