Menu
Mundo

Invasão da Ucrânia é ‘fracasso estratégico’ para Rússia, afirma Blinken

O chefe da diplomacia americana citou como exemplos as perdas da Rússia no campo de batalha e nos mercados europeus

Redação Jornal de Brasília

02/06/2023 7h30

Servicemen of the assault brigade “Spartan” of National Guard of Ukraine, take part in military exercises in Kharkiv region, on June 1, 2023, amid Russia’s military invasion on Ukraine. (Photo by SERGEY BOBOK / AFP)

A guerra na Ucrânia iniciada pelo presidente, Vladimir Putin, é um “fracasso estratégico” para a Rússia, afirmou nesta sexta-feira (2) o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Helsinque.

“A guerra de agressão (de Putin) tem sido um fracasso estratégico, que reduz de maneira considerável o poder militar, econômico e diplomático da Rússia, assim como sua influência nos próximos anos”, afirmou o secretário de Estado americano em um um discurso pronunciado na Finlândia, novo membro da Otan.

“Quando você olha para as metas e objetivos estratégicos de longo prazo do presidente Putin, não há dúvida: a Rússia está significativamente pior hoje do que antes da invasão”, acrescentou Blinken.

O chefe da diplomacia americana citou como exemplos as perdas da Rússia no campo de batalha e nos mercados europeus, assim como a entrada da Finlândia na Otan.

“O Kremlin frequentemente afirmava que tinha o segundo exército mais forte do mundo – e muitos acreditaram. Hoje, muitos veem o exército da Rússia como o segundo mais forte na Ucrânia”, disse Blinken, o que provocou risadas na plateia.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado