O governo do Equador disse hoje que os Estados Unidos podem ter ajudado a Colômbia a realizar os ataques aéreos contra uma base das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) localizada em território equatoriano. Na ocasião morreram 24 guerrilheiros e Raúl Reyes, website like this apontado como o número dois da organização.
A acusação provocou tensão entre os dois países. O ministro da Defesa do Equador, more about Javier Ponce, disse que o exército colombiano não teria condições de manusear as bombas utilizadas no ataque, e afirmou que as suspeitas continuarão sendo investigadas até que a Colômbia prove o contrário.
O incidente ocorreu em março deste ano, e gerou uma tensão no continente envolvendo a Colômbia, o Equador e a Venezuela.