Menu
Mundo

Forte terremoto de magnitude 6,5 é registrado no Paquistão e no Afeganistão

Seu epicentro se localizou no nordeste do Afeganistão, perto da cidade de Jurm (nordeste), na fronteira com Paquistão e Tadjiquistão

Redação Jornal de Brasília

21/03/2023 16h08

Um forte terremoto de pelo menos 30 segundos de duração foi sentido nesta terça-feira (21) à noite no Paquistão e no Afeganistão, conforme relato de testemunhas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor alcançou magnitude 6,5.

Seu epicentro se localizou no nordeste do Afeganistão, perto da cidade de Jurm (nordeste), na fronteira com Paquistão e Tadjiquistão, e a uma profundidade de mais de 187 quilômetros, acrescentou o USGS.

“As pessoas saíram correndo de suas casas. Muitos recitavam o Corão”, informou um correspondente da AFP na cidade paquistanesa de Rawalpindi.

Outras testemunhas também relataram ocorrências similares em Lahore e no Afeganistão.

O tremor ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush, que se encontra na confluência das placas tectônicas eurasiática e indiana, informou o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC).

Em 22 de junho de 2022, mais de mil pessoas morreram, e dezenas de milhares ficaram sem casa, após um tremor de magnitude 5,9. Esse sismo, que afetou a província pobre de Paktika, foi o mais letal em 25 anos.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado