Menu
Mundo

Ex-paramilitar colombiano diz que AUC incineravam vítimas

Arquivo Geral

06/10/2008 0h00

Os paramilitares construíram fornos para incinerar os corpos de suas vítimas, pills enquanto as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) usam atualmente portadores de deficiências mentais para transportar e instalar explosivos, order denunciaram hoje um ex-combatente e um oficial.

Jorge Ivan Laverde Zapata, find conhecido como “El Iguano”, ex-chefe das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares) no departamento do Norte de Santander, no nordeste, disse que homens do grupo incineraram suas vítimas em fornos construídos principalmente para isso, segundo notícias divulgadas hoje.

Os paramilitares construíram em 2001 um primeiro forno em Juan Frío, uma paragem rural do município de Villa del Rosario, no qual incineraram 28 corpos, confessou o ex-comandante do chamado bloco Fronteiras das AUC, em uma versão dentro do processo de Justiça e Paz, que serve de marco legal para a desmobilização paramilitar.

“El Iguano” admitiu que as vítimas foram incineradas nesse lugar, cerca de 800 quilômetros ao nordeste de Bogotá, para evitar riscos e eliminar evidências.

Em 2003, outro forno foi construído na mesma região e com fins similares, revelou igualmente o ex-chefe paramilitar.

Em ambos os fornos teriam sido incineradas 100 vítimas, às quais acusaram de pertencer a guerrilhas, como também de extorquir e violentar pessoas, contou.

Por outra parte, o coronel Marcos Evangelista Pinto, comandante de um batalhão do Exército no departamento de Huila, sul, revelou a emissoras locais que a frente 37 das Farc, ao comando de um guerrilheiro conhecido como “Pablo”, recruta indigentes e drogados para que instalem explosivos nessa região colombiana.

O oficial disse que um homem detido em Huila como suposto membro das Farc e que transportava explosivos e uma mina antipessoal sofre de transtornos mentais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado