Menu
Mundo

Ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie se candidata às primárias republicanas

Christie se apresentou como o único candidato no campo disposto a enfrentar diretamente o ex-presidente Donald Trump

Redação Jornal de Brasília

06/06/2023 19h07

estados unidos

Ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie lançou formalmente sua candidatura à indicação republicana para presidente hoje, antes de um evento na prefeitura em New Hampshire. Christie se apresentou como o único candidato no campo disposto a enfrentar diretamente o ex-presidente Donald Trump. A campanha será a segunda do ex-governador e procurador federal, que perdeu para Trump em 2016 e se tornou um assessor próximo antes de romper com o ex-presidente por sua recusa em aceitar os resultados das eleições de 2020.

Christie entra em uma corrida primária que já inclui Trump; o governador da Flórida, Ron DeSantis; a ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley; e o senador americano Tim Scott, da Carolina do Sul. O ex-vice-presidente Mike Pence lançará formalmente sua própria campanha em Iowa, na quarta-feira.

O ex-governador enfrenta uma batalha difícil pela indicação em um partido que permanece alinhado ao ex-presidente, apesar da derrota de Trump na reeleição em 2020 e a exibição pior do que o esperado dos republicanos nas eleições de meio de mandato de 2022.

Os republicanos anti-Trump parecem ansiosos para ver Christie lutar com o ex-presidente em um palco de debate – se, é claro, Trump concordar em participar dos debates nas primárias e Christie atender aos rigorosos critérios de arrecadação de fundos estabelecidos pelo Comitê Nacional Republicano para participação.

Sua campanha testará o apetite dos eleitores republicanos por alguém que expressou apoio a muitas das políticas de Trump, mas criticou a conduta do ex-presidente. Christie rejeitou as mentiras de Trump de que a eleição de 2020 foi roubada e instou o partido a seguir em frente ou arriscar perdas futuras.

Outros republicanos com opiniões semelhantes, incluindo o ex-governador de Maryland Larry Hogan e o governador de New Hampshire Chris Sununu, optaram contra suas próprias campanhas, expressando preocupação de que ter mais candidatos na corrida só beneficiará Trump. 

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado