Menu
Mundo

Espanha: autoridades pedem indenização a mineradora por vazamento tóxico ocorrido há 25 anos

O vazamento aconteceu depois das paredes de um reservatório de águas residuais estouraram, derramando cerca de 1,3 bilhão de galões de líquido ácido

Redação Jornal de Brasília

04/07/2023 18h05

Parque Nacional de Doñana. Foto: Reprodução/ Héctor Garrido

Autoridades espanholas querem uma indenização de 90 milhões de euros (US$ 98 milhões) da mineradora sueca Boliden por um grande vazamento tóxico ocorrido em 1998 perto do famoso Parque Nacional de Doñana, na província de Sevilha, no Sul do país.

O julgamento civil do caso contra a empresa, que administrava a mina Los Frailes Aznalcóllar, começou nesta terça-feira. O vazamento aconteceu depois das paredes de um reservatório de águas residuais estouraram, derramando cerca de 1,3 bilhão de galões de líquido ácido no rio Guadiamar e causando um dos piores desastres ambientais da Espanha.

Ao todo, serão ouvidas 12 testemunhas e três especialistas. O processo, movido pelo governo regional do sul da Andaluzia, deve ter o julgamento concluído em 13 de julho. A Boliden afirma ter sido autorizada a aumentar o tamanho do reservatório de Aznalcóllar antes da ruptura das paredes e que posteriormente limpou a região voluntariamente a um custo de cerca de 80 milhões de euros. Em 2001, um processo criminal foi arquivado e não considerou a empresa responsável pelo vazamento.

Doñana, uma das reservas mais valiosas da Europa, cobre 75 mil hectares ao longo da costa sudoeste da Espanha, abrigando milhões de aves migratórias e espécies ameaçadas, como linces e águias imperiais.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado