Menu
Mundo

El Niño causou a morte de centenas de aves no México, e não gripe aviária, diz governo

O Departamento de Agricultura do México disse que os testes nas aves mortas revelaram que elas morreram de fome, não de gripe

Redação Jornal de Brasília

15/06/2023 20h09

méxico

Foto: Divulgação

Quando centenas de aves foram encontradas mortas ao longo da costa do Pacífico do México no início deste ano, os especialistas imediatamente suspeitaram da gripe aviária, mas o governo disse nesta quinta-feira, 15, que as correntes quentes do oceano Pacífico associadas ao El Niño foram as responsáveis pela mortandade em massa.

O Departamento de Agricultura do México disse que os testes nas aves mortas revelaram que elas morreram de fome, não de gripe, e que o aquecimento das águas superficiais no Pacífico causado pelo El Niño pode levar os peixes a águas mais profundas e mais frias, tornando mais difícil para os pássaros encontrar comida.

A maioria das aves mortas eram cagarros, gaivotas e pelicanos. Eles morreram em Estados que vão desde Chiapas, na fronteira com a Guatemala, até o norte e oeste da Baja Califórnia. O El Niño é um aquecimento natural, temporário e ocasional de parte do Pacífico que altera os padrões climáticos em todo o mundo.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado