Menu
Mundo

Conselho Europeu revela ‘grave preocupação’ com lei de segurança para Hong Kong

A União Europeia reafirma seu apoio ao “auto grau de autonomia de Hong Kong” sob o princípio “Um País, dois sistemas”

Redação Jornal de Brasília

28/07/2020 15h52

HONG KONG – JUNE 09: Protesters march on a street during a rally against a controversial extradition law proposal on June 9, 2019 in Hong Kong. Organizers say more than a million protesters marched in Hong Kong on Sunday against a bill that would allow suspected criminals to be sent to mainland China for trial as tensions have escalated in recent weeks. (Photo by Anthony Kwan/Getty Images)

O Conselho Europeu afirma em comunicado que “adotou conclusões” nesta terça-feira, 28, nas quais demonstra “grave preocupação com a legislação de segurança nacional para Hong Kong”, adotada pelo Congresso da China em 30 de junho. A União Europeia reafirma seu apoio ao “auto grau de autonomia de Hong Kong” sob o princípio “Um País, dois sistemas” e sua solidariedade ao povo de Hong Kong, enquanto também fala em um “pacote de resposta coordenado de medidas em vários campos”.

As medidas, incluem, de acordo com a nota, mudanças em questões como asilo, imigração, vistos e políticas de residência; exportações de equipamento específico e tecnologias sensíveis para usos em Hong Kong; bolsas e intercâmbios acadêmicos envolvendo estudantes e universidades do território; o apoio à sociedade civil; e a revisão de acordos de extradição e outros pactos relevantes com Hong Kong. “Por fim, as conclusões pedem a revisão da implementação da lei de segurança nacional e do impacto do pacote de respostas da UE antes do fim do ano”, afirma o comunicado do bloco europeu.

Estadão Conteúdo 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado