Menu
Mundo

Coca-Cola anuncia suspensão de operações na Rússia

“Continuaremos monitorando e avaliando a situação à medida que ela evolui”, declarou a empresa em comunicado

Redação Jornal de Brasília

08/03/2022 18h48

Foto: Reprodução

A gigante dos refrigerantes Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (8) a suspensão de suas operações na Rússia, seguindo os passos de outros grandes grupos americanos, criticados por demorar para cortar pontes com Moscou após a invasão da Ucrânia.

“Continuaremos monitorando e avaliando a situação à medida que ela evolui”, declarou a empresa em comunicado, sem fornecer detalhes sobre suas atividades exatas na Rússia.

Além da multinacional, outras duas empresas anunciaram a suspensão de suas atividades no país. O McDonald’s informou que irá fechar temporariamente todas as suas 850 lojas na Rússia. Desde cedo, ela estava sendo pressionadas pelos investidores a decidir sobre a permanência.

No último domingo (06), o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, criticou a empresa pela falta de posicionamento.

“Estamos chateados em ver que companhias como a Coca-Cola e o McDonald’s permanecem na Rússia e continuam fornecendo seus produtos. É simplesmente ir contra os princípios morais básicos continuar trabalhando e ganhando dinheiro na Rússia. Esse dinheiro está encharcado com sangue ucraniano”, disse em entrevista à CNN.

A segunda a anunciar a suspensão nos serviços foi a global de cosméticos L’Óreal, que divulgou o fechamento de todas as suas lojas no país. Ainda assim, a fábrica próxima a Moscou continuará ativa.

A fábrica, inaugurada em 2010, fabrica xampus, corantes, produtos de higiene e para bebês. Segundo o grupo, todos os investimentos industriais e publicitários foram suspensos no país.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado