Menu
Mundo

Chapéu de Napoleão Bonaparte será leiloado na França

Ao longo de 15 anos, Napoleão teria usado cerca de 120 chapéus, o que facilita encontrar estes exemplares no mercado com certa frequência

Redação Jornal de Brasília

04/10/2023 16h06

Foto: Reprodução/redes sociais

Um chapéu de dois bicos preto, com uma roseta azul, branca e vermelha, que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte, será leiloado em novembro, anunciou, nesta quarta-feira (4), a casa de leilões Osenat.

De acordo com o autor belga Yves Moerman, que registrou este artefato em 2007, o acessório foi usado pelo líder militar “em meados do império”, informou a Osenat em um comunicado.

Ao longo de 15 anos, Napoleão teria usado cerca de 120 chapéus, o que facilita encontrar estes exemplares no mercado com certa frequência.

Em 2014, um empresário sul-coreano comprou um chapéu de Napoleão por 1,8 milhão de euros (cerca de R$ 5,8 milhões na cotação da época), um recorde de venda para este artefato, cujo leilão também foi organizado pela Osenat.

O acessório estava em bom estado e pertencia ao acervo da família real de Mônaco.

Em 2018, outro chapéu que, segundo a casa de leilões De Baecque et Associés, foi usado durante e Batalha de Waterloo, foi vendido por 350.000 euros (em torno de R$ 1,5 milhão de reais na cotação da época). O artefato pertencia à coleção de Jean Louis Noisiez, fundador do grupo de limpeza e outros serviços GSF.

O chapéu de dois bicos, também conhecido como bicorne, foi fabricado por Pierre-Quentin-Joseph Baillon, oficial do imperador desde 1806. Permaneceu na família de Napoleão até o final do século XIX, antes de ser revendido a diversos colecionadores.

De acordo com especialistas, o estadista adicionou a roseta com as cores da bandeira da França quando estava no Mediterrâneo, ao retornar da ilha de Elba, em 1º de março de 1815.

A venda deste item histórico está prevista para 19 de novembro em Fontainebleau, nos arredores de Paris. A estimativa do valor inicial ainda não foi informada.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado