Menu
Mundo

Católicas negras cobram de papa Francisco ‘mais que palavras’ em luta contra racismo

Fiéis brasileiras apontam falta de representatividade na Jornada Mundial da Juventude

Redação Jornal de Brasília

06/08/2023 15h23

Fiéis assistem à missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ministrada pelo papa Francisco no Parque do Tejo, em Lisboa – Miguel Riopa/AFP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Após o papa Francisco dar suas bênçãos aos fiéis e encerrar a última missa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, neste domingo (6), católicas negras disseram se sentir sub-representados na Igreja e, em conversas com jornalistas, pediram para que o pontífice faça mais do que discursos para aumentar a partição negra no catolicismo.

“Quando o papa disse que a Igreja era para todos, sentimos o impacto, mas queremos mais do que palavras”, disse a brasileira Adani, uma transgênero negra. A jovem, de 27 anos, é quilombola e acompanhou todo o evento católico nos últimos dias.

Dos 1,5 milhão de jovens que assistiram ao papa neste domingo, a grande maioria era branca. Tamara Braga, 29, que nasceu em uma favela do Rio de Janeiro, disse ser importante trazer diversidade para o evento. “A Igreja tem grande poder para virar o jogo”, disse. Na noite de sábado (5), ela participou da missa vestindo uma camiseta com a frase “Jesus era negro”.

Desde o início de seu papado, Francisco nomeou mais cardeais da Ásia e da África e deu menos importância do que seus antecessores a países da Europa. No início de julho, por exemplo, ele nomeou 21 cardeais, sendo alguns da Colômbia, Tanzânia, Sudão do Sul, Malásia e Hong Kong.

Neste ano, o pontífice também fez um giro por países africanos e, em um discurso político, incitou a África a “ser protagonista de seu destino”. “

Tirem as mãos da África! Parem de asfixiar a África! Ela não é uma mina ou um terreno a ser explorado”, afirmou na República Democrática do Congo em janeiro.

No início deste ano, o Vaticano reconheceu que documentos papais do século 15 foram usados por potências coloniais para dar legitimidade a suas ações, incluindo a escravidão. Do século 15 ao 19, pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados e transportados à força por navios e mercadores europeus e vendidos como escravos. Os que sobreviveram à viagem acabaram trabalhando em plantações ou garimpos nas Américas, principalmente no Brasil e no Caribe.

O passado influencia o presente. Em um país onde 56% da população se declara negra (preta ou parda), segundo o IBGE, a Pastoral Afro-Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estima que apenas 2,7% dos padres sejam negros. Os dados são de 2020.

Isso quer dizer que, dos 14 mil padres no Brasil naquela época, os negros somavam 380. A situação se repete entre os prelados negros, que são 7,6%, ou 37 de 483. Prelados são autoridades da Igreja, como cardeais, bispos e arcebispos. No Brasil, segundo o diretório da CNBB, há apenas três arcebispos negros. Não há nenhum cardeal negro. Questionada pela Folha, a CNBB disse que não existe nenhum censo que tenha esse dado atualizado.

No Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010, católicos somam 64,6% da população. Dentre eles, metade são negros. O órgão ainda não divulgou os dados referentes ao censo de 2022.
“Nossos ancestrais construíram esses espaços e hoje somos uma minoria aqui”, disse a fiel e ativista Vanessa Pitangui, referindo-se às igrejas construídas por escravos negros. Ela disse que é crucial envolver o clero na luta contra o racismo para que os negros de todos os lugares possam se sentir pertencentes à Igreja. “Não merecemos nada menos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado