Menu
Mundo

Candidato opositor da Colômbia diz que não é pró-Chávez

Arquivo Geral

12/06/2010 8h10

O candidato presidencial colombiano Antanas Mockus, do Partido Verde, afirmou nesta sexta-feira que não é ‘chavista’, mas esclareceu que sempre teve prudência ao falar sobre o líder venezuelano, Hugo Chávez, em prol de uma boa relação entre os dois países.

“Não sou ‘chavista’, que fique claro”, disse o ex-prefeito de Bogotá aos jornalistas que o acompanhavam durante uma viagem de campanha pelas cidades colombianas de Medellín e Cartagena.

Segundo ele, alguns opositores a Chávez o convidaram à Venezuela, mas ele não aceitou por ser coerente entre o que diz e o que faz com relação ao Governo do país vizinho.

Mockus reiterou que, caso seja eleito no segundo turno das eleições presidenciais do próximo dia 20 – contra o candidato governista Juan Manuel Santos -, “será prudente a relação com Chávez”, a quem respeita mas não admira.

As relações entre Bogotá e Caracas entraram em crise há meses, principalmente por causa da assinatura de um acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia que permite forças americanas de usarem sete bases no país andino para combater o narcotráfico e o terrorismo.

Chávez “congelou” em agosto passado as relações com a Colômbia, o que provocou graves consequências para o comércio bilateral. Seu Governo deteve na Venezuela, segundo Bogotá, cerca de 20 colombianos acusados de espionagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado