Menu
Mundo

Assassinato de brasileiro na Espanha gera protestos

Samuel, de 24 anos, foi encontrado inconsciente do lado de fora de uma boate em La Coruña, no noroeste do país

Redação Jornal de Brasília

06/07/2021 11h21

Foto: Nacho Doce/Reuters

A morte de um jovem brasileiro homossexual gerou comoção e protestos na Espanha. Samuel Luiz Muñiz foi espancado até a morte por cerca de dez pessoas no último fim de semana. Samuel, de 24 anos, foi encontrado inconsciente do lado de fora de uma boate em La Coruña, no noroeste do país. Os serviços de resgate não conseguiram reanimar o auxiliar de enfermagem e ele faleceu na manhã de sábado (3).

Ao jornal espanhol “El Mundo”, uma amiga que estava com Samuel no dia de sua morte afirmou que o jovem foi espancado incialmente por um rapaz que estava com uma mulher e que deu um soco no jovem por pensar que ele estava o filmando. Pouco depois, o mesmo homem voltou com um grupo de mais dez homens, que espancou Samuel até a morte. Os agressores fugiram antes da equipe de socorristas chegar ao local.

Segundo o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, até o momento, nenhum dos envolvidos foi preso ou identificados e que “nenhuma hipótese está excluída, nem o crime de ódio, nem qualquer outro”.

“Espero que a investigação da polícia em breve encontre os autores do assassinato de Samuel e esclareça os fatos”, escreveu Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, em uma rede social.

“Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás em direitos e liberdades. A Espanha não vai tolerar isso”, concluiu Sánchez.

Movimentações

Milhares de pessoas se reuniram para protestar nessa segunda-feira (5), em Madrid, com bandeiras do Orgulho e pediam justiça por Samuel. “Homofobia e fascismo são o mesmo”, dizia uma gigantesca faixa carregada pelos manifestantes.

“Não são espancamentos, são assassinatos”, gritava a multidão, que levava faixas com as frases: “Acabem com a homofobia”, “Tudo o que me importa é viver” ou “Eles estão nos matando”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado