Menu
Economia

Venda de veículos tem alta de 35,5% em março

O volume representa um crescimento de 35,5% em relação ao total no mesmo período do ano passado, quando o mercado sofria com as maiores restrições de oferta

Redação Jornal de Brasília

04/04/2023 8h42

Proprietários de veículos podem escolher se pagam a taxa integral – nesse caso, com desconto – ou parcelada | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Após os resultados frustrantes de início de ano, que levaram algumas montadoras a parar temporariamente a produção, as vendas de veículos mostraram forte recuperação em março. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 199 mil unidades foram emplacadas no mês passado.

O volume representa um crescimento de 35,5% em relação ao total no mesmo período do ano passado, quando o mercado sofria com as maiores restrições de oferta, dada a falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem. Frente a fevereiro, um mês mais curto, a alta nas vendas foi de 53,1%.

Com isso, o primeiro trimestre terminou com aumento de 16,3% na comercialização de veículos zero-quilômetro, chegando a um total de 471,8 mil unidades. A expectativa da indústria era de acumular uma “gordura” nos três primeiros meses do ano, quando as vendas são comparadas a uma base fraca, para chegar ao fim de 2023 com crescimento de 3% nas vendas.

Obtidos pelo Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) com executivos do setor, os números estão sujeitos a pequenos ajustes nos balanços oficiais a serem publicados hoje pela Fenabrave, a associação das concessionárias, e na próxima segunda-feira pela Anfavea, entidade que representa as montadoras.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado