Menu
Economia

Venda de veículos: empresários pedem estímulos à economia

“Seria preciso um estímulo do governo para movimentar o quanto antes a economia, para que se volte a fabricar carros 0km em maior quantidade”

Vítor Mendonça

15/02/2021 5h41

Os bons resultados de 2020 na venda de seminovos podem diminuir a curto prazo. Com a menor venda de carros 0km no país, consequentemente o número de veículos que se tornam seminovos também cai, o que significa oferta reduzida nos próximos meses.

O dono da PlanAuto seminovos, João Vitor Cavalcante, já tem visto esta questão se aproximar dos negócios exercidos na Cidade do Automóvel, região de venda e revenda de automóveis no DF. Por enquanto – e desde junho – as compras dentro do estabelecimento passam do crescimento de 30% acima do calculado antes da pandemia. “Vendíamos cerca de 50% a 60% do estoque, hoje em dia vendemos quase 100%”, afirmou João.

“Mas acabou que a matéria prima sumiu do mercado, ficando muito escassa”, acrescentou. “A oferta diminuiu e a demanda dobrou. Falta carro e sobra demanda. Agora estamos procurando outras fontes de compra, até mesmo em outros estados, coisa que não fazíamos antes.” A alta procura, portanto, tem empurrado o preço do seminovo atualmente. Apesar da dificuldade, as vendas ainda superam em 30%, segundo João.

“As pessoas procuram mais os carros de até cinco anos de uso, sem uma preferência específica. O que tiver, o pessoal está comprando. A maioria das vendas é com a troca — cerca de 60%. O resto é financiamento ou venda à vista mesmo. Geralmente na troca o carro anterior é dado como entrada e o restante é financiado — os clientes estão procurando evoluir”, disse.

Ainda de acordo com José Rodrigues Neto, presidente da Agenciauto, a redução no mercado de seminovos pode começar a incomodar daqui a três meses, visto que, além da baixa nas compras, os veículos novos tiveram queda na produção. O preço do seminovo cresceu, “mas não tanto” nas palavras do representante. A normalização pode acontecer somente após a completude do plano de vacinação contra a covid-19.

“Seria preciso um estímulo do governo para movimentar o quanto antes a economia, para que se volte a fabricar carros 0km em maior quantidade e isso reflita na ponta com o seminovo. […] Não chegou a faltar carro 0km, mas a diminuição veio a ser de carros mais populares. Os carros que mais venderam foram os SUVs que permaneceram nas concessionárias”, comentou.

Leia Mais

Veículos: o avanço dos seminovos

Venda de veículos: desempenho muito bom em Brasília

Para acompanhar os preços, a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) deverá passar por atualização nesse sentido – a tabela em questão informa o valor de mercado para que as financeiras tenham parâmetro para fazer um financiamento de veículos, seguros, entre outros, parametrizando os preços de mercado de veículos vendidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado