Menu
Economia

Por que você não pode fazer staking de Bitcoin

Jornal de Brasília

07/05/2023 0h01

(Imagem: reprodução)

O dinheiro percorreu um longo caminho, desde a era do metalismo até as atuais moedas fiduciárias mais eficientes. No entanto, a invenção do dinheiro fiduciário não marcou o fim da busca por tecnologias financeiras mais confiáveis. E décadas mais tarde, uma nova e mais avançada forma de dinheiro surgiu. Esta nova idéia era a criptomoeda, uma forma eletrônica de dinheiro. Mas lembre-se de que nenhuma nova tecnologia vem sem sua justa parcela de desafios. Portanto, não importa as características impressionantes dos fundos virtuais, vários problemas ainda existem. Se você está interessado no Ethereum, pode se perguntar por que todos confiam no Ethereum Crypto.

Um dos desafios mais comuns com o desenvolvimento de criptomoedas era a limitação técnica. Assim, mesmo a Bitcoin, que surgiu como o primeiro dinheiro virtual bem sucedido, não estava perto da perfeição nos primeiros dias. Ninguém se preocupava sequer com a Bitcoin, exceto alguns otimistas que foram em frente para adquirir algumas moedas. Embora a Bitcoin e seus ativos sejam populares em várias atividades de investimento hoje, esse nunca foi o objetivo principal para desenvolvê-la. O projeto de desenvolvimento da Bitcoin pretendia evitar futuros crashes financeiros semelhantes aos de 2008.

À medida que as pessoas começaram a se familiarizar com a tecnologia da criptomoeda, o potencial da Bitcoin se tornou mais pronunciado. E, atualmente, é provável que você encontre muitas histórias sobre a Bitcoin em vários sites online. Estes incluem plataformas sociais, de negócios e de notícias ao redor do mundo. Alguns dos desafios técnicos da Bitcoin aceleraram o desenvolvimento de outras criptomoedas. Há algumas que você pode apostar e outras que você não pode. 

Como as redes de criptomoedas funcionam?

Para entender bem o conceito de staking, você deve saber como funcionam as redes de criptomoedas. Por exemplo, a base da rede Bitcoin é uma arquitetura descentralizada espalhada em vários locais. A operação começa quando você cria uma transação e envia o pedido de processamento. Em uma configuração financeira tradicional, uma instituição financeira intermediária, como um banco, analisaria os detalhes de sua transação antes de aprová-la. 

Por outro lado, as transações Bitcoin funcionam de forma um pouco diferente. Em vez de intermediários controlados pelo governo, validadores independentes (mineiros) analisam e aprovam seu pedido de transação. Essas pessoas recebem pagamentos em bloco, em parte das taxas de transação e do novo fornecimento de moedas do sistema central Bitcoin.

Como resultado, as redes de criptomoedas podem atingir elevados padrões de segurança, que garantem que seus fundos e ativos estejam sempre intactos. Ainda assim, o mecanismo de processamento de transações é onde a Bitcoin difere de algumas criptomoedas, como a Ethereum. A Bitcoin utiliza um mecanismo de prova de trabalho (PoW).

O mecanismo de consenso Proof-of-Work da Bitcoin não permite o staking

Um mecanismo de consenso Proof-of-Work exige que os validadores executem duas tarefas cruciais antes que possam adicionar um bloco de transação à blockchain. Primeiro, eles devem competir para ganhar o contrato. Em seguida, os mineiros devem resolver algoritmos complexos de transação antes de poderem eventualmente registrar uma transação na blockchain. O PoW difere do mecanismo de Proof-of-Stake (PoS), que algumas outras redes de blockchain utilizam. Neste caso, um validador deve depositar alguns fundos antes da alocação das solicitações de transação para processar. Mas, como no PoW, os validadores PoS ganham prêmios de bloco após o trabalho.

Tanto os mecanismos de consenso Proof-of-Work como Proof-of-Stake têm algumas vantagens e desvantagens. O PoW não requer depósitos anteriores, mas consome muita energia. Além disso, os validadores PoW competem por blocos de transação, precisando de um poder computacional incrível para sobreviver. Por outro lado, não há competição para ganhar blocos de transação para processar em um mecanismo PoS. Ao invés disso, são atribuídos blocos com base no valor de sua participação. Ainda assmi, é preciso depositar alguns fundos antecipadamente, aos quais eles não podem ter acesso durante todo o contrato de staking. E isso torna o PoS um pouco mais restritivo para os aspirantes a validadores. 

Conclusões finais!

A Bitcoin não permite o staking porque seu mecanismo de consenso é o Proof-of-Work. Somente criptomoedas cujos mecanismos de consenso estão no Proof-of-Stake podem permitir o staking. O mecanismo de consenso de PoW é altamente energético. Felizmente, o aspirante a validador não tem que fazer nenhum depósito inicial antes de poder participar. A Bitcoin pode permitir o staking no futuro, mas todos os seus validadores significativos devem concordar primeiro. O PoS é mais eficiente energeticamente, incentivando assim a conservação ambiental. Um mecanismo de consenso PoS também aumenta a velocidade das transações e reduz as taxas de serviço.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado