Menu
Economia

Maior parte dos brasileiros aprova a reforma da Previdência, diz CNI

Lindauro Gomes

08/05/2019 10h46

A maior parte da população, 59%, concorda com a necessidade de reformar o sistema previdenciário. Além disso, é possível observar que o apoio a um dos principais pontos de uma reforma da Previdência tem crescido nos últimos anos.

Em 2019, esse percentual subiu para 72%. Apesar de a maioria da população concordar que é necessário fazer uma reforma da Previdência, quando perguntadas se são a favor ou contra a atual proposta de reforma da previdência, 51% das pessoas que afirmam conhecê-la se dizem contrárias a ela, enquanto 39% afirmam ser favoráveis. Chama atenção o fato de que apenas 36% dos entrevistados afirmam ter conhecimento amplo ou conhecer os principais pontos da atual proposta de reforma da previdência.

Idade mínima

Embora a maioria da população defenda a adoção de uma idade mínima, ainda há grande concentração de pessoas, 80%, que entendem que a aposentadoria deve ocorrer até os 60 anos. Porém, vale destacar o aumento do percentual da população que acredita que a aposentadoria deve ocorrer com 61 anos ou mais.

Em pesquisa feita pela CNI em 2007, 8% afirmaram que as pessoas deveriam se aposentar com 61 anos ou mais. Esse percentual aumentou para 19% em 2019.

Grande parte dos brasileiros (79%) sabe que há regras de aposentadoria diferentes para alguns grupos de pessoas e a maioria entende que devem ser mantidas regras previdenciárias diferentes para trabalhadores rurais (62%), mulheres (62%), professores (61%), policiais civis (56%) e militares e Forças Armadas (56%).

Por outro lado, a população entende que os políticos (74%) e os servidores públicos (57%) devem estar sujeitos às mesmas regras que os demais trabalhadores.

Pensão

Quanto às regras de pensão, a maioria dos brasileiros, 60%, defende que o valor da pensão das(os) viúvas(os) cresça conforme aumente o número de filhos menores de idade. Além disso, nos casos em que há acúmulo de aposentadoria e pensão, 65% dos entrevistados acredita que o valor recebido deve ser menor para quem tem renda familiar mais elevada e maior para quem tem renda familiar mais baixa.

Quando perguntados se estariam dispostos a pagar mais impostos para manter as regras previdenciárias atuais, 83% dos brasileiros dizem que não estão dispostos a pagar mais impostos.

No que diz respeito aos mecanismos de assistência, a grande maioria dos brasileiros, 77%, acredita que é dever da sociedade garantir um salário mínimo a todos os idosos de baixa renda, inclusive aqueles que nunca contribuíram para a previdência.

Nível de conhecimento

Apesar de a maioria ver necessidade da reforma, o nível de conhecimento da atual proposta apresentada pelo governo ao Congresso é baixo. Apenas 36% da população conhecem a proposta do governo em tramitação no Congresso.

Entre essas, só 6% dizem ter amplo conhecimento do texto e 30% conhecem os principais pontos. Entre os que dizem conhecer o texto, 51% são contra e 39% são a favor da proposta do governo.

Essa edição da pesquisa foi feita entre os dias 12 e 15 de abril e entrevistou 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, em 126 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para cima e para baixo, com 95% de confiança.

Com informações da CNI

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado