Menu
Economia

IBC-Br de novembro será divulgado na sexta-feira, às 9h, avisa Banco Central

O IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses

Redação Jornal de Brasília

16/01/2024 15h11

Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Devido à operação-padrão dos servidores do órgão, o Banco Central (BC)publicará novamente com atraso os dados do seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). O resultado de novembro, que originalmente seria publicado na quinta-feira, 18, será divulgado na sexta-feira, dia 19, às 9h.

O IBC-Br caiu levemente em outubro, com recuo de 0,06% ante setembro. Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

No mês passado, os servidores do BC aprovaram o “estado de greve geral” do órgão e realizaram uma paralisação de 24 horas na última quinta-feira, 11. Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o movimento teve adesão de mais de 70% da categoria.

Embora o governo tenha autorizado a realização do primeiro concurso para o BC desde 2013, com 100 vagas, os servidores desejam uma reestruturação da carreira. Além do bônus produtividade, os funcionários da autoridade monetária pedem a exigência de ensino superior para o cargo de técnico na autarquia e a alteração de nomenclatura do cargo de analista para auditor.

De acordo com o Sinal, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) indicou que uma nova proposta do governo será apresentada na terceira rodada da Mesa Específica de Negociação com a categoria, marcada para o dia 8 de fevereiro.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado