Menu
Economia

Há muitos indicadores de que economia desacelerará, diz economista-chefe do BCE

O economista-chefe do BCE, Philip Lane, afirmou que há muitos indicadores de que a economia vai desacelerar na zona do euro

Redação Jornal de Brasília

27/09/2022 11h48

Foto: Reprodução/Executive Digest

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou nesta terça-feira que há muitos indicadores de que a economia vai desacelerar na zona do euro, devido à guerra na Ucrânia e dos altos preços de energia. “Agora estamos fazendo aumentos consideráveis das taxas de juros. Isso deve deixar claro para as empresas e os trabalhadores que as condições da demanda se tornarão menos favoráveis”, destacou, em entrevista ao jornal Der Standard.

O banqueiro central comentou sobre o impacto da crise energética para a economia. “Este ano, gastaremos cerca de 5% do rendimento da zona do euro em importações líquidas de energia. Anteriormente, esse número era de cerca de 1%. Teremos de arcar com esse fardo coletivamente. Os padrões de vida cairão como resultado das contas de energia. Isso torna as pessoas mais pobres e parecerá uma recessão para muitos”, afirmou. “Mas esperamos que a inflação diminua significativamente em 2023, com novas quedas em 2024. E haverá alguma recuperação salarial ao longo do tempo, para que os padrões de vida comecem a melhorar novamente”, ponderou.

Ele explica que, antes da pandemia, o baixo preço do petróleo e a contribuição da oferta da China e de outras economias de mercado emergentes para a redução dos preços, principalmente dos manufaturados, garantiam que a inflação permanecesse baixa. “É improvável que essas forças retornem, o que provavelmente aumentará a pressão inflacionária em relação ao período pré-pandemia de inflação extremamente baixa. Podemos, no entanto, responder a esse ambiente ajustando nossa política monetária. Uma pressão inflacionária maior não significa necessariamente que teremos uma inflação alta, porque podemos agir contra isso”, explicou.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado