Menu
Economia

Guedes pede a empresários confiança no país

Segundo Guedes, o governo “não poupou esforços para combater a pandemia”, ao mesmo tempo em que manteve o “compromisso com as futuras gerações”

Geovanna Bispo

24/08/2021 16h27

Ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Adriano Machado/Reuters

Em evento realizado na última segunda-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu para que empresários confiem no país. “Façam o que vocês estão fazendo: investindo, vendendo, inovando, empregando. Confiem no Brasil. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos atravessar e chegar do lado de lá”.

O ministro reforçou sua convicção no crescimento econômico. “A economia está vindo com vigor. Todos os setores estão gerando empregos. Todas as expectativas estão convergindo para mais de 5%”, disse, referindo-se às revisões de projeções para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021. “Os fundamentos econômicos estão melhorando”, assinalou.

Segundo Guedes, o governo “não poupou esforços para combater a pandemia”, ao mesmo tempo em que manteve o “compromisso com as futuras gerações” ao respeitar os preceitos da responsabilidade fiscal. “Temos compromisso com a saúde e com a disciplina fiscal”, continuou.

CNI

No mesmo sentido do pedido de Guedes, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que todos os 30 setores consultados continuam confiantes. O levantamento foi divulgado hoje (24).

Esse já é quarto mês consecutivo em que a confiança continua alta em todos os setores. Foram entrevistas 2.383 empresas, sendo 949 pequeno porte, 860 médio porte e 574 de grande porte, entre 2 e 11 de agosto.

Ainda de acordo com o índice, os setores mais confiantes são: Máquinas e Equipamentos (66,6); Químicos (65,9), Máquinas aparelhos e materiais elétricos (65,1) e Produtos de metal (65).

O ICEI é um índice de difusão que varia de 0 a 100, sendo 50 a linha de corte. Quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança.

Com informações do Ministério da Economia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado