Menu
Economia

FUP diz que vai à Justiça para anular resultado de assembleia da Petrobras

A FUP vai centrar argumentação contra a eleição a conselheiros de Jônathas de Castro, secretário-executivo da Casa Civil

Redação Jornal de Brasília

19/08/2022 18h14

Foto: Reprodução

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que vai à Justiça e à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) para tentar anular o resultado da assembleia geral extraordinária de acionistas (AGE) da Petrobras que reformou o Conselho de Administração da companhia com dois nomes rejeitados pela governança da estatal por conflito de interesses vedado em lei.

“O desrespeito à Lei das Estatais, o descaso com a governança corporativa e o abuso de direito do acionista majoritário ficaram escancarados na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras realizada nesta sexta-feira, 19”, disse a FUP em nota.

“Vamos entrar com ação na Justiça Federal, na segunda-feira, 22, para anular a assembleia. Além disso, voltaremos com nova representação na CVM”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, no documento.

A FUP vai centrar argumentação contra a eleição a conselheiros de Jônathas de Castro, secretário-executivo da Casa Civil, e Ricardo Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Eles foram considerados, por unanimidade, inelegíveis pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e pelo Conselho de Administração da empresa, devido a conflitos de interesses. Castro porque participa de discussões sobre preço de combustíveis no Planalto e Soriano porque chefia órgão que é parte direta em processos judiciais envolvendo a Petrobras que somam R$ 110 bilhões.

“A nomeação de pessoas passíveis de conflitos de interesses e sem a necessária formação e experiência no setor de petróleo e gás é inadmissível, pois, além de ferir a lei, ficam mais sujeitas a desmandos do acionista majoritário, podendo trazer prejuízos para empresa a partir de medidas danosas e muitas vezes eleitoreiras. É um precedente que não podemos deixar acontecer”, diz na nota Mário Dal Zot, presidente da Anapetro, associação que representa funcionários acionistas minoritários da Petrobras.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado