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YouTube para negócios aumenta e empresas devem se atualizar

Jornal de Brasília

02/08/2021 20h39

Atualizada 13/08/2021 20h41

Com o uso constante do YouTube pelos brasileiros, a plataforma tem se estabelecido como uma opção para a estratégia de marketing dos negócios.

Existem várias formas de aproveitar os vídeos para empresas, para alcançar novos públicos e reforçar a credibilidade da marca. 

É possível inclusive mostrar sua marca em conteúdos que não são seus. Para isso, você pode criar anúncios no YouTube, como uma forma de divulgar a empresa de maneira mais ampla.

Os anúncios são pequenos vídeos que vão aparecer antes do play dos vídeos, bem rápidos, mas podem atrair para o negócio. É possível usar um editor de vídeo para essas peças, simples de usar, como o InVideo, que tem recursos profissionais fáceis para produzir as imagens.

Mas na hora de criar, além de usar um bom editor, você deve ter um objetivo claro.  Entenda melhor como funciona o Youtube para negócios.

Por que o YouTube para negócios é uma boa opção?

Com a crise, os negócios precisaram – e precisam – se reinventar. O YouTube é uma plataforma bastante popular no Brasil, e isso faz dela uma alternativa de marketing para o seu negócio.

Mas é preciso definir o que e como fazer. Principalmente, é essencial planejar o conteúdo, pois conseguir audiência no YouTube requer constância.

Segundo pesquisa da Hootsuite, os usuários passam 11 minutos e 24 segundos por dia no YouTube, em média. Por mês, 105 milhões de brasileiros acessam a plataforma de vídeos.

Inclusive, muita gente costuma acessar os canais do YouTube das empresas, para conferir sua credibilidade. Se as empresas têm um canal e vídeos bem produzidos, com informações relevantes, isso dá certa segurança de compra ao indivíduo.

Ou seja, há um amplo público para alcançar, e ele pesquisa por vídeos. Logo, adotar uma estratégia de marketing de conteúdo na plataforma pode ter bons resultados.

Entenda como usar o YouTube para negócios

Além das informações de público e reproduções, o YouTube chama atenção como estratégia porque pode ser usado para diferentes fins.

O importante é entender qual alternativa atende melhor ao modelo do negócio pretendido. Então, com o planejamento e produção adequada do conteúdo, os resultados poderão acontecer em pouco tempo.

Anúncios online no YouTube

Os anúncios do YouTube são aqueles que aparecem antes da reprodução de um vídeo, que os usuários escolhem pular ou não. Por isso, é importante você conhecer as técnicas para criar anúncios no YouTube e que tragam resultados para as empresas. 

Os anúncios podem ser uma opção para divulgar uma empresa de modo mais direto, falando de seus benefícios e do que ela pode oferecer. Em poucos segundos, é uma oportunidade de prender a atenção de um possível cliente.

Mas para fazer anúncios, é preciso investir, pois eles são pagos. Então, é importante mensurar a opção no orçamento do seu negócio, principalmente no caso de pequenas empresas.

Além disso, será essencial acompanhar os resultados dessa estratégia. Assim, se ela não trouxer o retorno esperado, poderá ser hora de parar o investimento.

Apresentação de produtos e serviços

Os vídeos de um negócio no YouTube são uma oportunidade de detalhar seus produtos e serviços. Quais são eles, quais são suas vantagens e porque o usuário pode se beneficiar do seu negócio.

Inclusive porque, na hora de comprar, é comum que os consumidores pesquisem o máximo de informação possível sobre os produtos e serviços.

Se você apresentar essas informações, terá a chance de convencer as pessoas a comprarem com você.

Reforçando a credibilidade do negócio

Produzir conteúdos de vídeo é algo que também reforça a autoridade de uma empresa. Especialmente porque o cliente vai entender que há essa preocupação em levar informações relevantes ao usuário.

Fale bem da sua empresa, apresente seu negócio com detalhes, reforce o quanto ela é uma boa opção e trará vantagens para quem comprar com o negócio.

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Se o negócio quiser, pode contratar um serviço terceirizado para toda essa produção. Mas desde a gravação, até a edição do conteúdo, tudo pode ser feito internamente na sua empresa.

Inclusive, existem editores de vídeo simples de usar e com recursos profissionais. Como o InVideo, que tem uma biblioteca completa de mídia para personalizar os vídeos. São mais de 10 milhões de imagens, vídeos e músicas de planos premium.

Afinal, apesar do que muita gente acha, produzir conteúdos para YouTube pode ser simples e barato.

Todo celular hoje tem uma câmera, não é mesmo? Significa que qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdo.

No caso de um negócio, é apenas importante ter atenção a quem vai apresentar a empresa. E também como fazer essa apresentação.

É preciso adotar uma linguagem que combine com seu público. Assim como pensar no cenário dos vídeos e ter o cuidado de manter a câmera estática. Vídeos tremidos geralmente incomodam e fazem perder o interesse.

Com planejamento e uma execução cuidadosa, o YouTube para negócios pode atrair novos clientes e reforçar a marca para quem já conhece a empresa. São opções de venda e reconhecimento.

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