Menu
Concursos & Carreiras

Primeira etapa de concurso da Polícia Penal PR será dia 19

Com uma competição intensa pela frente, os participantes se preparam para a primeira fase do concurso, agendada para 19 de maio

Redação Jornal de Brasília

03/04/2024 7h10

Foto: Divulgação

O estado do Paraná está a um passo de fortalecer sua segurança com a incorporação de novos membros à sua Polícia Penal, um evento que despertou grande interesse entre os aspirantes ao cargo. A seleção para a Polícia Penal paranaense atraiu um impressionante total de 24.933 candidatos, conforme divulgado pelo Instituto AOCP. Com uma competição intensa pela frente, os participantes se preparam para a primeira fase do concurso, agendada para 19 de maio.

A fase inicial é composta por um exame de múltipla escolha com 75 perguntas, que cobrem tanto conhecimento geral quanto específico, incluindo vários aspectos do direito e temas relacionados ao papel de um policial penal. O processo de seleção também envolve avaliação psicológica, verificação de antecedentes, um curso de formação e exames de saúde, todos eliminatórios, marcando o início de um percurso cheio de desafios até a conquista da vaga desejada.

Para aqueles que almejam uma carreira na polícia penal, o concurso exige mais do que só aptidão técnica; é necessário também estar preparado mental e fisicamente. Além de um estudo aprofundado para o teste escrito, os aspirantes precisam estar prontos para superar fases posteriores, que incluem testes psicológicos detalhados e avaliações que julgam a integridade e o caráter dos candidatos. Cada etapa foi criada para garantir que apenas os mais qualificados e dedicados se juntem ao corpo de segurança do estado.

O alto número de inscritos reflete o reconhecimento e a relevância da Polícia Penal no contexto da segurança pública. Essa profissão não só oferece estabilidade e vantagens ligadas ao setor público, mas também a chance de fazer uma diferença real na comunidade. Trata-se de uma ocupação que desafia seus membros a estarem sempre no fronte da justiça penal e da reintegração social dos encarcerados.

As funções de um policial penal são extensas e cruciais para a operação do sistema prisional. Eles são responsáveis pela administração de unidades penais, implementação de programas de reintegração, aplicação de medidas disciplinares, escolta e condução de detentos, além de participar na classificação e no tratamento dos mesmos. O treinamento no curso de formação é intenso, visando equipar os profissionais para enfrentar qualquer desafio em suas atividades.

Com o anúncio dos resultados preliminares do concurso previsto para o dia seguinte ao da prova escrita, a ansiedade entre os participantes é palpável. Para muitos, esta representa a porta de entrada para uma trajetória desafiadora e gratificante na Polícia Penal do Paraná, um passo em direção a fazer a diferença no sistema de justiça e segurança pública do estado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado