Trabalhar o marketing para a geração Z requer compreensão profunda de seus comportamentos,
valores e preferências. Por esta razão, traremos um pouco neste texto algumas dicas para comunicar
o seu negócio para este público.
Um dos principais desafios, atualmente, para quem tem um negócio é “o que fazer para conversar
com a Geração Z”, não é mesmo? Afinal de contas, é o público deste tempo e representa quase 16%
da população brasileira. Além disso, são muito ativos financeiramente. E, claro, são extremamente
conectados.
A Geração Z, também conhecida como Millennials, é aquela que vem depois da Geração Y. Embora
não haja um consenso exato sobre os anos que definem cada geração, a Geração Z, geralmente,
inclui pessoas nascidas aproximadamente entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2010.
Por esta razão, os empreendedores digitais, além de pensar nas tendências de SEO e marketing
digital, precisam criar estratégias de comunicação para que a mensagem do seu negócio chegue a
este público de forma que gere engajamento e conversão.
Não sabe por onde começar? Falaremos mais sobre como trabalhar o marketing para a geração Z neste artigo.
Veja algumas dicas de como trabalhar o marketing para a geração Z
Em vez de apenas consumir sobre um determinado assunto, a Geração Z é conhecida por ser ativa
na criação e compartilhamento de conteúdo. Eles são curadores habilidosos, selecionando
cuidadosamente o que compartilham e consomem. Com isso, uma das grandes dificuldades de como
vender seguros automotivos online, por exemplo, acaba surgindo entre os empreendedores.
As marcas que conseguem “furar esta bolha” são aquelas que montam a sua forma de comunicação
do jeito que eles gostam. Então, bora deixar de lado as formas tradicionais de marketing e conhecer
algumas dicas? Anote aí!
1 – A sua marca precisa estar nas redes sociais
Este público é altamente ativo nas redes sociais, especialmente no Instagram, TikTok, Kwai e X. É
importantíssimo ter uma presença forte e autêntica nestas plataformas, compartilhando conteúdo
relevante e interagindo de forma genuína com os seguidores.
2 – Autenticidade e transparência
Os Millennials dão valor à autenticidade e esperam que as marcas sejam transparentes em suas
comunicações. Portanto, evite mensagens publicitárias genéricas e priorize conteúdo que seja
genuíno e relevante para os valores dessa geração.
3 – Engaje em alguma causa social
O público da Geração é muito engajado em questões sociais e ambientais. Marcas que demonstram
um compromisso genuíno com causas importantes, como sustentabilidade, diversidade e inclusão,
têm maior apelo para esse público.
4 – Cuidado com os conteúdos
O ideal quando vamos produzir um conteúdo de como vender seguro de carro, por exemplo, é que
ele seja curto e tenha um visual atraente. Isso mesmo! Esta geração tem uma atenção mais
fragmentada. Então, a aposta na produção de vídeos curtos, imagens atraentes e stories são os
formatos que mais engajam.
5 – Aposte na personalização
Outro ponto que pode te ajudar a trabalhar o marketing para a geração Z é apostar na
personalização. Este público espera que as marcas ofereçam experiências adaptadas às suas
preferências individuais. Para conseguir entender qual é a melhor estratégia, utilize dados e
tecnologia para personalizar ofertas de produtos, recomendações e comunicações de marketing.
6 – Influenciadores
Os influenciadores digitais conseguem desempenhar um papel significativo na influência da Geração
Z. Se possível, trabalhe com pessoas que sejam autênticas e tenham afinidade com o seu público-
alvo para alcançar resultados eficazes.
7 – Mensagens diretas
Já entendemos que a Geração Z gosta de coisas mais objetivas, não é mesmo? Por isso, dê
preferência para a comunicação direta e instantânea. Plataformas de mensagens como WhatsApp,
Messenger e DMs no Instagram são canais eficazes para se conectar com esse público de forma mais
pessoal e direta.
Por que devemos pensar em como trabalhar o marketing
para a geração Z?
A Geração Z representa uma fatia significativa da população, com bilhões de pessoas em todo o
mundo. Ignorar esse segmento do mercado pode significar perder uma grande oportunidade de
alcançar e engajar um público importante.
Além disso, é um público que está moldando as tendências de consumo de hoje e do futuro. Se as
marcas desejam permanecer relevantes e competitivas, é crucial entender e adaptar-se às
preferências e comportamentos desse grupo demográfico em constante evolução.
Gostou das nossas dicas? Escreva nos comentários o que você tem feito para trabalhar o marketing
para a geração Z.