Menu
Notícias

Como organizar uma CPI com uma pauta lotada

O presidente da Câmara, deputado Wellington Luiz lembra que já participou de outras CPIs e inclusive presidiu uma delas, a de Saúde

Eduardo Brito

30/01/2023 19h08

Foto: Carlos Gandra/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal terá uma pauta muito ampla este ano. E terá também um problema especial. É a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os atentados de 12 de dezembro e de 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, deputado Wellington Luiz lembra que já participou de outras CPIs e inclusive presidiu uma delas, a de Saúde. Sabe assim que toda CPI acaba travando o trabalho legislativo. Por isso mesmo pretende tomar muito cuidado.

“Não se pode deixar de investigar, e investigar com cuidado esses fatos, que estão entre os mais graves já ocorridos no Distrito Federal, mas temos de avançar nos trabalhos que nos esperam”, avisa Wellington Luiz.

Fazer a cidade andar

Entre os projetos de enorme importância para a cidade, o presidente da Câmara lembra o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, que inclusive será discutido hoje por ele com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Na fila estão também a Lei de Uso e Ocupação do Solo, a LUOS, e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, o PPCUB.

“Precisamos destravar tudo isso, para ajudar o setor produtivo, que cria empregos e recolhe impostos”, afirma. Wellington Luiz cita ainda a Saúde, sempre um gargalo.

E lembra também que Brasília acaba de viver um dos crimes mais violentos de sua história, senão o mais violento. “A polícia se saiu bem e deu uma resposta rápida, mas tudo isso mostra que se precisa de mais prevenção”, diz o presidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado