Atuais líderes do ranking mundial, as brasileiras Talita e Maria Elisa são as representantes do país nas semifinais do Grand Slam de Marselha do Circuito Mundial de vôlei de praia.
Nesta sexta-feira, a parceria brasileira venceu os dois compromissos do dia e agora disputará um lugar na decisão da etapa francesa com as atuais campeãs mundiais, as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross. Na outra semifinal, Sara Goller/Laura Ludwig, da Alemanha, e Vassiliki Arvaniti/Maria Tsiartsiani, da Grécia, medirão forças em busca de uma vaga na decisão.
“Será um jogo muito duro. As norte-americanas sacam muito bem. Espero que não vente amanhã, pois isso atrapalharia muito as duas duplas. Se acontecer, teremos que ter paciência para conquistar cada ponto”, comentou Talita, referindo-se à condição climática que tem marcado a competições – diversos jogos, inclusive, tiveram que ser adiados na quarta e na quinta.
A vaga nas semifinais foi confirmada após duas vitórias obtidas nesta sexta-feira. Nas oitavas de final, Talita e Maria Elisa abriram o dia derrotando as belgas Liesbeth Mouha e Liesbet Van Breedam por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/12.
Nas quartas, um duelo brasileiro contra as irmãs Maria Clara e Carolina, que haviam passado por Angelica Ljungquist/Karin Lundqvist (18/21, 21/18 e 15/07). E, pela sexta vez na temporada, as donas de três taças do Circuito em 2009 bateram as filhas da ex-jogadora Isabel: 21/16 e 21/18 em 43 minutos.
“Vencemos elas em todos os confrontos até agora, mas todos foram jogos equilibrados, quase sempre decididos em três sets. A partida de hoje foi mais tranquila que o normal. Acredito que isso tenha acontecido por causa do nosso desempenho, que vem sendo muito bom em Marselha. Estamos seguras na virada de bola e isso conta muito”, analisou Talita.
Assim como Maria Clara e Carolina, as medalhistas olímpicas Ana Paula e Shelda também deixaram as disputas em Marselha com a quinta colocação. As atuais campeãs do Circuito Mundial iniciaram o dia na cidade francesa com vitória por 2 sets a 0 (22/20 e 21/11) diante das tchecas Hana Klapalova e Tereza Petrova.
Nas quartas, no entanto, as veteranas brasileiras foram surpreendidas pelas gregas Vassiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani, perderam por 2 sets a 0 (15/21 e 21/23) e deram adeus à disputa. Juliana e Larissa, por sua vez, haviam sido eliminadas na quinta-feira.