Menu
Brasil

Receita libera consulta ao último lote residual do Imposto de Renda 2023

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, em www.gov.br/receitafederal, ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda

Redação Jornal de Brasília

20/12/2023 15h11

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CRISTIANE GERCINA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Contribuintes que saíram da malha fina do Imposto de Renda 2023 ou de anos anteriores podem consultar se vão receber a restituição. A Receita Federal liberou a consulta ao último lote residual do IR deste ano.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, em www.gov.br/receitafederal, ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.

Ao todo, serão pagos R$ 370,5 milhões para 244,5 mil contribuintes. O crédito bancário será realizado na quinta-feira (28).
Do total liberado, R$ 268,9 milhões são para os contribuintes que têm prioridade legal, sendo:
– 4.314 idosos acima de 80 anos
– 39.830 contribuintes entre 60 e 79 anos
– 4.945 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
– 8.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
– 93.584 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem feito declaração pré-preenchida ou aceitado receber a restituição por Pix.

Foram contemplados ainda 92.972 contribuintes não prioritários.

COMO FAZER A CONSULTA DA RESTITUIÇÃO

A consulta é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela.

Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição, mas para quem entrar no lote aparecerá que o pagamento será feito no dia 31 e a forma indicada pelo contribuinte para depósito, se conta bancária ou Pix.

A Receita informa que disponibiliza ainda o aplicativo para tablet e celular no qual é possível consultar diretamente a liberação da restituição, além de situação cadastral de uma inscrição no CPF, por exemplo.

A consulta feita pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco, é mais completa. Para isso, é preciso ter senha gov.br nível prata ou ouro. Veja o que fazer:
1 – Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”
2 – Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”
3 – Depois, digite a senha e vá em “Entrar”
4 – Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”
Se, por algum motivo, o cidadão não receber os valores, seja porque errou ao informar algum dado da conta ou porque a conta foi fechada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito no Portal BB, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o pagamento não seja solicitado no prazo de um ano, é possível reagendar o depósito por meio do portal e-CAC, em “Declarações e Demonstrativos”. Depois, vá em “Meu Imposto de Renda” e clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado