Menu
Brasil

Programa de extensão beneficia inclusão social de mulheres

Arquivo Geral

27/07/2009 0h00

O programa Mulheres Mil executado nos Intitutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia beneficia a inclusão social de mulheres. No programa, treatment muda a lógica de ingresso de estudantes nos institutos federais. A divulgação é feita nas comunidades o que atrai a participação nas atividades educacionais.

Na capital pernambucana, view o projeto beneficia as moradoras da Vila Chico Mendes, localizada no bairro periférico de Areias. O reitor do Instituto Federal de Pernambuco, Sérgio Gaudêncio, diz que repensar o modelo de acesso e dar valor aos cursos de extensão são os principais desafios trazidos pelo programa às instituições. “As formas tradicionais beneficiam quem teve acesso à escolaridade, ao estrato social com poder aquisitivo. As políticas sociais estimulam a inclusão dos menos favorecidos numa realidade de elevação da escolaridade”, avalia Gaudêncio.

A estudante Crislete Marcelino de Souza, formada pela primeira turma do Mulheres Mil de Fortaleza, fala de um sentimento comum entre as mulheres que estão sendo beneficiadas pelo programa. “Meu sonho era entrar no Cefet como escola técnica, não consegui realizar. Estou realizando hoje, com 33 anos. Estou orgulhosa disso, porque estou fazendo um curso profissionalizante que vai servir para meu futuro, do meu marido e de meus filhos”.

Em Sergipe, 40 mulheres participam da formação nas áreas de resíduos sólidos e artesanato. Já foram ministradas aulas de informática, oficina de artesanato e palestras diversas.
Assessoria de Imprensa do Mulheres Mil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado