Menu
Brasil

PF desmantela organização criminosa infiltrada na Abin

Ao todo, nove mandados estão sendo cumpridos em diferentes localidades

João Victor Rodrigues

29/01/2024 11h10

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Federal deu continuidade à Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira, com a execução de novos mandados de busca e apreensão. A investigação visa desmantelar uma organização criminosa infiltrada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), acusada de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial.

Ao todo, nove mandados estão sendo cumpridos em diferentes localidades: Angra dos Reis/RJ (1), Rio de Janeiro/RJ (5), Brasília/DF (1), Formosa/GO (1) e Salvador/BA (1).

Nesta fase da operação, a Polícia Federal concentra esforços no núcleo político, visando identificar os principais destinatários e beneficiários das informações ilegalmente obtidas na Abin por meio de ações clandestinas. Essas atividades incluíam o uso de técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem o devido controle judicial ou do Ministério Público.

Os investigados poderão ser responsabilizados, conforme suas participações, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado