Menu
Brasil

PF desmantela laboratório que falsificava dinheiro no RJ

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, moeda falsa e moeda falsa por equiparação

Camila Bairros

06/06/2023 8h37

Foto: PF

Com o objetivo de acabar com um laboratório gráfico usado na falsificação de cédulas para posterior comercialização, a Polícia Federal deflagrou a Operação Carcará na manhã desta terça-feira (6). Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, um de prisão domiciar e oito mandados de busca e apreensão contra os investigados, nos municípios cariocas de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João do Meriti.

No laboratório, os agentes apreenderam uma grande quantidade de aparatos para a falsificação de moeda, como papéis, impressoras, tintas, equipamento gráfico variado, material de acabamento e máquinas de cartão de crédito, além de cédulas falsas e outras em fase de confecção.

A organização criminosa utilizava as redes sociais para comercializar as notas falsas produzidas e, em sequência, enviava as encomendas com o material ilícito através dos correios.

Segundo as investigações, iniciadas ainda em agosto de 2022, mais de 1.000 objetos postais suspeitos de conterem moeda falsa foram enviados da região geográfica em que a organização criminosa opera, totalizando mais de 200kg em cédulas ilícitas comercializadas.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, moeda falsa e moeda falsa por equiparação, cujas penas somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão. Após as formalidades de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional do estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado