Menu
Brasil

PF deflagra operação Reativo contra fraude em licitação para compra de teste rápido de Covid

O objetivo da ação é apurar fraude em processos licitatórios realizados para a compra de kits de teste rápido de Covid-19

Redação Jornal de Brasília

14/12/2021 8h07

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Na manhã desta terça-feira, 14, a Polícia Federal faz no Rio de Janeiro e em seis municípios da Baixada Fluminense, a operação Reativo. O objetivo da ação é apurar fraude em processos licitatórios realizados para a compra de kits de teste rápido de Covid-19. Mais de cem agentes cumprem 26 mandados de busca e apreensão. A Prefeitura de Japeri é um dos alvos.

A ação teve início depois que a Operação Apneuse foi deflagrada, em setembro do ano passado. Segundo a PF, uma análise feita pela Controladoria Geral da União (CGU) em contratos do governo municipal de Japeri comprovou o sobrepreço nos processos licitatórios.

A investigação aponta que três empresas que fizeram parte da licitação realizaram um combinado para direcionar a empresa ganhadora e firmar um contrato de R$2 milhões. Essas empresas também estão ligadas a diversos processos licitatórios em outras cidades do Rio, afirma a PF.

Os investigados terão contas bancárias bloqueadas, bens e valores sequestrados por decisão judicial. Eles responderão por fraude à licitação e peculato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado